29/8/10
Os cachorrinos deverão ser alimentados do leite materno pelo menos durante os primeiros 30 dias de vida, para que recebam os anticorpos da mãe e tenham uma nutrição adequada ao desenvolvimento do seu organismo nesta fase da vida. Deve-se evitar o início precoce de qualquer alimento que não seja o leite materno, pois nesta fase o sistema imunológico gastrintestinal ainda não está completamente formado, então poderíamos estar colaborando com o aparecimento das intolerâncias e alergias alimentares.
Logo que o filhote seja capaz de ingerir alimento sólido, deverá ser fornrcida por ração seca, juntamente com àgua.
A maioria das rações indicadas para filhotes é usada até um ano e meio de idade, e deve-se seguir as recomendações do fabricante, já que há variação com o porte do animal e também de acordo com cada marca de ração. A transição de qualquer ração deve ser gradual ao longo de 5 dias no minimo. Rações premium podem fazer com que haja menos visitas ao veterinário.
Filhotes precisam ingerir pequenas quantidades de alimento várias vezes ao dia. Quando são bem novinhos podemos fornecer seis refeições ao dia. Conforme vão crescendo, vamos diminuindo o número de refeições e aumentando a quantidade de alimento fornecido. Ao tornarem-se adultos, podemos fornecer uma ou duas refeições ao dia.
Além da ração, podemos oferecer biscoitos próprios para cão em doses muito pequenas. Não devem ser administrados ossos pelo perigo de perfuração de algum orgão.