Contactos

Contacto: Hugo Durão
Braga - Portugal
Braga - Braga

Telefone: 912046157
Afixo: Nenhum

Raças Criadas

Pastor Alemão pêlo comprido

29/8/10

O pêlo no Pastor Alemão.

Diversos "curiosos" opinam sobre o pêlo do pastor alemão. Alguns dizem que é proibido outros que é permitido. Mas afinal qual as "obrigações" da raça?

Segundo o estalão da raça os pêlos compridos ou curtos podem ser utilizados, no entanto podem ser penalizados. O que muitos desconhecem é que existem três tipos de pelo devidamente definidos e dos quais só dois são aceitáveis.

A - Curto que não deve ser demasiado curto senão há penalização (Preferencial)

B - Pelo comprido principalmente nas orelhas peito e cauda (possível o uso mas não preferencial), criação permitida desde que exista sub-pêlo.

C - Pelo muito comprido por todo corpo (não recomendável)

Abaixo indicações do estalão:

"PÊLO
Tipo A.
A pelagem normal do Cão de Pastor Alemão deve ter um espesso sub-pêlo e um pêlo que deve ser o mais denso possível, constituído por cabelos lisos, duros e justapostos. O pelo da cabeça, orelhas, parte da frente dos membros, patas e dedos é curto. No pescoço é mais comprido assim como na parte posterior dos membros até ao metacarpo e tarso, sendo abundante nos membros posteriores. O estalão nada impõe quanto ao comprimento do pêlo, contudo cães com pêlo muito curto e macio devem ser penalizados.
Tipo B.
No Cão de Pastor Alemão de pêlo comprido o pêlo é mais comprido, nem sempre liso, mas nunca aderente ao corpo. O pêlo é nitidamente mais comprido dentro e atrás das orelhas, na parte detrás dos membros anteriores e geralmente no lombo; forma leves tufos nas orelhas e é abundante na parte posterior dos membros. Os pêlos na parte posterior das coxas são compridos e espessos. A cauda é farfalhuda, tendo contudo menos pêlos na parte inferior. Como este tipo de pêlos não é tão resistente como o pelo normal, não é desejável.
Tipo C.
No Cão de Pastor Alemão de pelo declaradamente comprido, este é nitidamente mais comprido do que o do cão de tipo B e tende a formar uma risca ao longo da linha dorsal, sendo a textura como que sedosa. O sub-pêlo, caso exista, encontra-se exclusivamente no lombo. Cães com este tipo de pelo são geralmente estreitos de peito, com chanfres estreitos e excessivamente compridos.
Como a protecção do cão contra as intempéries e a aptidão para o trabalhe são seriamente afectados com este tipo de pelagem, daí ele ser indesejável."

Espero assim satisfazer algumas curiosidades e contribuir para que, no meu entender, os pastores com pelo tipo B, não desapareçam, pois são os mais belos exemplares.